OMS lança nova recomendação para ingestão de açúcar
A Organização Mundial de Saúde (OMS) acaba de lançar um novo guia com as recomendações para o consumo de açúcar. Segundo o material, a quantidade de açúcar não deve ultrapassar 5% da ingestão diária de calorias. A recomendação é de até 25 g em uma dieta de 2 mil calorias, o que equivale a 6 colheres de café.
A nova recomendação visa reduzir o consumo de açúcar e, consequentemente, os problemas associados a ingestão em excesso desse alimento, como a obesidade, a cárie dentária, o diabetes e outras doenças não transmissíveis.
Vale lembrar que nessa conta não entram os açúcares presentes NATURALMENTE nos alimentos, principalmente nas frutas e vegetais. O açúcar presente nos alimentos in natura é mais saudável, uma vez que contém fibras, que ajudam a reduzir a velocidade da absorção da glicose pelo organismo. Por isso, sempre que possível esses alimentos devem ser priorizados na dieta.
Para conseguir atender a essa recomendação é necessário, além de controlar a quantidade de açúcar ingerida ao longo do dia, tirar do cardápio alimentos industrializados, doces ou salgados, uma vez que o açúcar também está presente em preparações salgadas. Lembre-se sempre de ler a lista de ingredientes dos alimentos comprados. Quando o primeiro item da lista for açúcar, atenção! Glucose, xarope de milho e maltose são sinônimos do açúcar.
Alguns exemplos de alimentos que você talvez nem saiba que têm açúcar:
- Pão francês, roscas e massas “brancas” são cheios de açúcar oculto, muito disso se deve ao próprio processo de fermentação.
- Embutidos como salsichas e patês industrializados. Nesse caso, o patê caseiro é uma boa alternativa para fugir dessa armadilha.
- Caldo de carne. Embora tenha um sabor extremamente salgado e seja conhecido pelo alto teor de sódio, esse alimento também contém muito açúcar.
Não é fácil se livrar de tantas tentações, mas reduzir a ingestão de açúcares promove inúmeros benefícios à saúde. Portanto, evite os alimentos acima, aqueles doces industrializados e mantenha uma rotina saudável para viver mais e melhor!
Esta informação foi interessante para você? Compartilhe e divulgue a mensagem!
Comentários:
Um comentárioSou medico da Familia e trabalho na prevenção da obesidade e do Sobrepeso em minha comunidade gostei das orientações e do conteúdo pois meu TCC está voltado para este tema no qual tenho excelentes resultados.TCC:[Trabalho de Conclusão de Curso de pós graduação em Medicina da Familia].att: Orlando Fraga
Escrever uma resposta ou comentário: