Um pão para chamar de seu

Aprenda a escolher o tipo mais saudável!

 

Não basta ser chamado de integral, tem que ser nutritivo. Esse deve ser o lema de quem quer ter uma alimentação balanceada, sem abrir mão do prazer de degustar um pãozinho, seja no café da manhã, no lanche ou no jantar. Mas, é preciso ficar atento às armadilhas das propagandas, pois nem sempre o pão integral é tão saudável assim.

 

A dica de ouro para descobrir se o pão é saudável é: LEIA O RÓTULO! Veja as nossas dicas.

 

Quantidade de farinha de trigo: Para ser integral DE VERDADE é necessário que o pão tenha em sua composição mais farinha integral que branca. Embora a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não determine a quantidade mínima para isso, é importante ficar atento ao rótulo e até mesmo à textura do produto. De acordo com a ANVISA, o ingrediente que vem primeiro é o que está em maior quantidade no alimento, nesse caso a farinha integral deve vir antes. E também os pães com mais grãos aparente indicam que passaram por menos processamento e, portanto são os mais nutritivos.  

 

Teor de fibras: A presença desse nutriente está associada ao uso de farinhas integrais, desta maneira, quanto maior a quantidade de fibras, melhor.

 

Calorias: Em se tratando de pão, as calorias não significam muita coisa. Geralmente, os pães enriquecidos com castanhas, farelos integrais e sementes possuem um valor calórico maior que o pão branco tradicional, porém, do ponto de vista metabólico os benefícios são muito maiores e, por isso, as calorias não devem ser o fator determinante na hora de escolher.

 

Gorduras: Prefira sempre os produtos, incluindo o pão, com menor quantidade de gordura saturada e trans. Consumir esse tipo de gordura em demasia aumenta o risco para desenvolver obesidade e outras doenças. Prefira os pães com pouca gordura ou aqueles com gorduras boas, como mono e poli-insaturadas.

 

Prazo de validade: O tempo de durabilidade também é um indicador de adequação. Quanto maior o prazo de validade, maior é a quantidade de conservantes inseridos no alimento. Embora seja mais prático comprar um pacote de pão que dura 15-25 dias, é mais benéfico à saúde comprar aqueles com menor durabilidade e ter sempre um pão fresquinho em casa e com menos conservantes.

 

Descomplique já e escolha o melhor pão para a sua saúde. Gostou? Compartilhe!

 

Escrever uma resposta ou comentário:

Publicidade1

Publicidade2

Realização

Parceiros

Go Top