Tudo que você precisa saber sobre as carnes processadas Chega de ser enganado. Vamos desvendar a lista de ingredientes dos embutidos. Melhor ficar sabendo logo em vez de comer de olhos vendados.
Desta forma, se você for consumir sabe o que está ingerindo e quais os riscos, se consumido com frequência.
Muito tem se falado das carnes processadas, por isso decidimos traduzir a lista de ingredientes destes produtos. Lógico que cada marca tem composição nutricional diferente, mas muitas substâncias se repetem em vários embutidos.
Para esclarecer, carne processada é considerada toda a carne que tenha sido transformada por meio de salga, secagem, fermentação, defumação ou outros processos para realçar o sabor ou melhorar a conservação. Carnes processadas contêm mais carne de porco, mas também podem ter outras carnes vermelhas, aves, vísceras ou produtos, como o sangue.
Exemplos de carnes processadas incluem: peito de peru, mortadela, presunto, salame, salsicha, linguiça, carne enlatada e carne seca ou charque, etc.
Segue nossa lista:
- Fécula de mandioca: é um tipo de carboidrato que funciona como emulsificante
- Maltodextrina: é um tipo de carboidrato que ajuda a melhorar o sabor do produto
- Proteína isolada de soja: oferece consistência e é fonte de proteína
- Aroma de fumaça: dá aroma de defumado ao produto
- Tripolifosfato de sódio: funciona como estabilizante. Além disso, aumenta a chance de desenvolver hipertensão arterial, por aumentar o consumo de sódio
- Glutamato monossódico: ajuda a realçar o sabor. Também aumenta a chance de desenvolver hipertensão arterial. Além disso, seu consumo está relacionado com dor de cabeça, tontura, azia, dor abdominal, palpitações, vertigem, entre outros sintomas
- Nitrito de sódio: funciona como conservante. E ao ser transformado em nitrosamina, diversos estudos apontam essa substância tem potencial risco para o surgimento de diversos tipos de cânceres. Alertamos que muito fabricantes usam uma quantidade de nitrito superior ao permitido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Pois pelo fato de estarmos em um país tropical e, portanto, o clima quente favorecer a decomposição mais rápida do produto, esse fato leva os fabricantes a abusarem nas dosagens.
- Carmim de cochonilha: é um corante. E muitos não sabem, mas vem de um inseto, que após ser processado, oferece coloração rosa ao produto
- Sal: para intensificar o sabor. Tem ação desidratante e ajuda no processo de conservação por reduzir a proliferação de micro-organismos No Brasil, recomendações mínimas de consumo não existem, entretanto, as principais agências internacionais de pesquisas indicam evitar o seu consumo.
E qual seria a opção para substituir as carnes processadas? Como são produtos fontes de proteína, nada mais natural, substituir por carnes mesmo, só que sem a adição destas substâncias químicas, ou o ovo. Em vez de peito de peru fatiado, que tal filé de frango, patê de atum, rosbife caseiro?
Faça escolhas alimentares conscientes! Está em suas mãos a decisão do que colocar no carrinho do supermercado. É possível sim se alimentar de forma saudável, sem precisar gastar muito.
Escrever uma resposta ou comentário: