Soja e os seus benefícios

Soja e os seus benefícios

 

A soja e seus produtos têm sido, ao longo dos anos, importantes fontes de proteína e energia na dieta da população de muitos países orientais. No Brasil, a soja foi inicialmente desenvolvida visando à produção de óleos. No entanto, há algumas décadas, ela também vem sendo utilizada como fonte de proteína para alimentação animal e humana, como ingrediente para a elaboração dos mais variados tipos de alimentos.

 

Do ponto de vista nutricional, a soja tem importância no combate à desnutrição, fornecendo energia, proteínas e outros elementos essenciais ao organismo, como ferro, potássio, fósforo, lecitina e vitamina E.

Bebidas à base de soja são fontes de proteína vegetal para todas as idades.

 

O Brasil é um dos maiores produtores de soja no mundo. O fato é que, muitos países do mundo estudam a soja como um produto capaz de prevenir uma série de doenças, além de recuperar o estado nutricional de pessoas debilitadas. Em função dessas pesquisas, a soja é hoje considerada um alimento funcional, ou seja, é um alimento que consumido como parte da dieta usual produz efeitos que contribuem para os cuidados com a saúde. Inúmeros estudos comprovam os benefícios da soja na prevenção de doenças crônicas, tais como, doenças do coração, alguns tipos de câncer, osteoporose, diabetes, dentre outras.

 

Veja abaixo alguns benefícios da soja e inclua hoje mesmo na sua alimentação:

 

  • Doenças do coração – Alguns dos componentes da soja são responsáveis pela redução de colesterol sanguíneo em seres humanos.

 

  • Alívio dos sintomas da menopausa – Estudiosos já indicaram que o consumo da soja pode reduzir a frequência e a intensidade dos sintomas da menopausa.

 

  • Câncer – Existem trabalhos importantes que observaram também uma ligação entre o consumo de soja e um risco reduzido para certos tipos de câncer como o de mama, reto, estômago e próstata.

 

  • Osteoporose – Com o envelhecimento, as pessoas perdem cálcio dos ossos, o que resulta, muitas vezes, em osteoporose. Na menopausa, esse processo se agrava com a deficiência hormonal. A soja apresenta um componente que é muito semelhante ao hormônio estrógeno, a genisteína, e que apresenta efeito semelhante a este hormônio dentro do organismo. Com isso, a genisteína da soja pode ajudar a manter a estrutura óssea.

 

  • Diabetes e outras doenças – As fibras de soja exercem importante papel na regulação dos níveis de açúcar no sangue, pois retardam sua absorção. Essa redução na velocidade de absorção do açúcar no sangue auxilia no controle do diabetes. Esses componentes ajudam também a controlar o funcionamento adequado do intestino.

 

Essas informações são muito importantes! Ajude a divulgá-las! COMPARTILHE!

Escrever uma resposta ou comentário:

Publicidade1

Publicidade2

Realização

Parceiros

Go Top