Segredos do bacalhau

Nunca fez bacalhau na vida? Calma, não precisa ficar desesperada! Aqui iremos dar o passo-a-passo para você preparar um prato delicioso e impressionar seus convidados com este peixe maravilhoso.

  • Primeiro passo: escolher o peixe

Do ponto de vista técnico, bacalhau é um peixe salgado e seco. É apresentado como peixe limpo, eviscerado, com ou sem cabeça e convenientemente tratado pelo sal (cloreto de sódio), não devendo conter mais de 40% de umidade para as espécies consideradas gordas, tolerando-se 5% a mais para as espécies consideradas magras.

Dentro destas características, existem 5 tipos diferentes de peixes salgados secos no mercado brasileiro: Gadus morhua, Gadus macrocephalus, Saithe, Ling e Zarbo. As duas primeiras espécies são conhecidas como bacalhau, sendo as demais consideradas peixe salgado seco do tipo bacalhau salgado seco.

  • Segundo passo: dessalgar o bacalhau

Veja como é simples dessalgar e deixar a preparação mais saudável, sem abusar do sal:

Mergulhe o bacalhau em água (2/3 de água e 1/3 de bacalhau), e armazene na geladeira conforme o esquema abaixo:

– Desfiado: 6 horas de molho, com trocas da água a cada 3 horas;

– Postas normais: 24 horas de molho, com trocas da água a cada 6 horas;

– Postas grossas: 40 horas de molho, com trocas da água a cada 8 horas;

– Postas muito grossas: 48 horas de molho, com trocas da água a cada 8 horas.

  • Terceiro passo: preparar

– Calcule entre 150g e 250g de bacalhau por pessoa.

– É mais fácil tirar a pele do bacalhau quando ele ainda está salgado e seco: levante a pele em uma das extremidades e retire-a com puxadas firmes.

– As espinhas podem ser retiradas enquanto se desfia o bacalhau, depois do cozimento.

– O bacalhau não deve ser fervido, a não ser que a receita ou o preparo indiquem. A fervura prejudica o paladar e resseca o peixe. Deve ser sempre preparado em água a ferver, ou seja, em fogo brando, sem borbulhar.

– Em receitas de bacalhau ao forno ou bacalhau na brasa, faça um pré-cozimento no bacalhau, colocando-o em um tabuleiro imerso em água em fogo brando, sem ferver, durante 10 minutos.

– Se quiser apurar o paladar do bacalhau, de acordo com a receita, deixe-o temperado com azeite e ervas (p.ex. coentro ou salsa) ou mergulhado no leite durante pelo menos 2 horas antes do preparo.

– A qualidade da refeição com bacalhau também depende da qualidade dos complementos, como o azeite de oliva, as batatas e as azeitonas.

Agora ficou mais fácil, então, mãos à obra!

Escrever uma resposta ou comentário:

Publicidade1

Publicidade2

Realização

Parceiros

Go Top