Saiba como escolher o chocolate mais saudável

Saiba como escolher o chocolate mais saudável

A Páscoa está chegando e a oferta para consumir chocolates vem de todos os lados. Mas calma, não se desespere! O Programa Meu Prato Saudável acredita que uma alimentação variada e sem proibições é a mais adequada. Portanto, chocolate não está proibido, mas o segredo é não exagerar na dose.

 

Os chocolates são encontrados ao leite, amargo, meio amargo, branco e com recheios diversos. A grande diferença está na quantidade de cacau, matéria prima básica dos chocolates. E também na manteiga de cacau, que é a gordura do fruto.

Os chocolates de melhor qualidade são feitos com aproximadamente 100% de manteiga de cacau e com o máximo de massa de cacau. A maioria dos produtos industrializados tem entre 17% e 25% de massa de cacau. O resto é farinha, leite e, em muitos casos, parafina.

 

Outro fato que também faz diferença é a gordura. Chocolates de baixa qualidade utilizam gordura hidrogenada, margarina ou óleo de coco ou dendê na sua composição.
Abaixo listamos algumas dicas de como escolher um chocolate com melhor qualidade:

• A manteiga de cacau deve estar em grande proporção, ou seja, os de qualidade inferior utilizam gordura vegetal ou animal em sua fabricação;
• Deve haver aroma de cacau. Se exalar aroma de açúcar costuma ser produto de má qualidade;

• Deixe o chocolate derreter na boca por trinta segundos. O produto de má qualidade, feito com baunilha sintética, tem gosto metálico;

• O bom chocolate tem brilho e textura suave. Derretido, apresenta massa lisa. Os ruins têm nódulos ou cristais de açúcar.

• Evite a versão diet, pois o açúcar é retirado, mas a quantidade de gordura é maior.

 

Resumo: o bom chocolate, é feito com manteiga de cacau e contém pelo menos 60% de cacau sólido.

 

Preste atenção na lista de ingredientes, aqueles que aparecem em primeiro lugar estão em maior quantidade no produto, portanto prefira aqueles com maior quantidade de cacau e de manteiga de cacau.

 

Importante: independente da qualidade do chocolate, a quantidade também é importante. Nada de abusar!

Escrever uma resposta ou comentário:

Publicidade1

Publicidade2

Realização

Parceiros

Go Top