Pular o café da manhã engorda

Café da manhã para quê? Saiba tudo!

 

Você costuma pular o café da manhã ou você se dedica a primeira refeição do dia? Se você faz parte da turma que ignora o desjejum, atenção: sua saúde pode estar em risco!

 

Muitas pessoas deixam de lado a primeira refeição do dia. As desculpas são várias, desde falta de tempo ou pura preguiça! O que poucas pessoas sabem é que o café da manhã é vital para a saúde e pode prevenir problemas, como por exemplo, um ataque cardíaco! Além disso, quem pula essa refeição tende a sentir mais fome durante o dia e exagerar nas outras refeições, o que contribui para o ganho de peso.

 

Em uma revisão de literatura publicada na Revista de Nutrição, que compilou vários estudos, os autores afirmam que pessoas com consumo habitual de café da manhã têm baixo risco de desenvolver sobrepeso e obesidade e ainda sugerem uma relação positiva entre o consumo de café da manhã e um estilo de vida saudável, justificando a recomendação do consumo diário dessa refeição.

 

O café da manhã repõe a energia gasta durante o longo período de jejum noturno, o que ajuda a dar mais disposição para as atividades do dia a dia. Além disso, se alimentar pela manhã estimula o funcionamento do intestino e evita que você fique faminto na hora do almoço. Isso facilita a perda ou o controle do peso.  Quer mais vantagens? Estudos mostram que pessoas que possuem o hábito de consumir o café da manhã exibem melhor desempenho nas atividades cognitivas e crianças e adolescentes apresentam melhor desempenho escolar.

 

E a pergunta que não quer calar: Qual o cardápio ideal? Será que café com leite e pão com manteiga é a única solução? Não! O café da manhã, assim como o almoço e o jantar, deve conter todos os grupos alimentares, como carboidratos, proteínas e frutas e outros vegetais.

 

Com as dicas abaixo, a introdução dessa refeição na sua rotina será muito mais fácil, basta colocar um alimento de cada um dos grupos alimentares. Experimente!

 

– Inclua as proteínas!

Boas fontes de proteína incluem leite e derivados com baixo teor de gordura (light/ desnatados), queijos magros (ricota, cottage), ovos e até mesmo peixes como o atum/sardinha para fazer patês.

 

– Incremente com carboidratos integrais:

Os grãos integrais fornecem energia ao corpo e a presença das fibras dará mais saciedade, portanto, você sentirá menos fome no decorrer do dia. O pão integral com grãos, cereais integrais, granola sem açúcar, aveia, amaranto, chia, quinoa, linhaça são bons exemplos.

 

  • Lembre-se das frutas e vegetais.

Além de ser fontes de vitaminas e sais minerais, esse grupo alimentar fornece fibras e substâncias antioxidantes que melhoram as defesas do organismo e a saúde do coração. Variar o tipo é fundamental para ter uma oferta mais ampla desses nutrientes. Tente alternar de acordo com a estação assim você terá mais sabor e economia.

 

Viu como é simples e prático ter um café da manhã saudável? Mas, se ainda sim você acha difícil, tente introduzir aos poucos um dos alimentos citados acima. Outra dica eficiente é fazer vitaminas e shakes com frutas, leite/iogurte e farinhas como aveia, quinoa ou chia, essa é uma maneira prática de consumir todos os grupos alimentares necessários, ideal para quem tem pouco tempo para fazer essa refeição.

 

 Deixe seu comentário e compartilhe!!

Escrever uma resposta ou comentário:

Publicidade1

Publicidade2

Realização

Parceiros

Go Top