Obesidade mata mais que desnutrição

A doença que mata milhões de pessoas devido às suas complicações. Cuide-se!

 

O número de pessoas com sobrepeso e obesidade aumentou vertiginosamente nos últimos 30 anos, passando de 857 milhões em 1980, para mais de 2 bilhões em 2013. É quase um terço da população mundial.

 

Só em 2010, entre 3 e 4 milhões de pessoas morreram devido a complicações causadas pela obesidade. E, apesar dos Estados Unidos serem os campões mundiais em números de pessoas obesas, vários outros países estão na lista dos mais gordos do mundo, de acordo  com estudo publicado na revista científica Lancet, que pesquisou a obesidade em 188 países.

 

Segundo a médica Elisabete Almeida, coordenadora do Programa Meu Prato Saudável, estima-se que há duas vezes e meia mais pessoas com sobrepeso e obesidade no planeta do que pessoas desnutridas. “E mais pessoas morrem por comer muito do que por passar fome”, afirma Dra. Elisabete.

 

“O número de pessoas sedentárias só aumenta e, em muitos casos, o sedentarismo está ligado às comodidades da vida moderna, como elevadores, controles remotos, carros, computadores, etc. Além da falta de atividade física, há o aumento do consumo de alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio. O resultado não poderia ser outro: obesidade, que hoje já é considerada um problema de saúde pública, que só tende a piorar”, explica Dra. Elisabete.

 

O Programa Meu Prato saudável foi criado pelo HC-FMUSP em 2012, com o objetivo de conscientizar o governo e a população de que temos que tomar medidas sérias para mudar nosso estilo de vida, principalmente para evitar as doenças decorrentes do aumento de peso, como o diabetes tipo 2, a hipertensão e as doenças cardiovasculares.

 

Segundo Dra. Elisabete, a metodologia do programa foi criada para facilitar o entendimento da população sobre a pirâmide alimentar. “Não importa o grau de escolaridade da pessoa, não é fácil compreender o que comer de acordo com a pirâmide. O Meu Prato Saudável ensina, de forma simples e muito didática, o que e quanto colocar no prato, em qualquer refeição do dia”, afirma a médica.

 

O Brasil está em 5º lugar na lista dos 10 países mais obesos do mundo. Segundo a pesquisa do Ministério da Saúde, Vigitel 2014 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), alerta que o excesso de peso já atinge 52,5% da população adulta do país, sendo que 17,9% já apresentam obesidade.

 

Ref. l’Institute for Health Metrics, Washington University Medical Press, The Lancet march 2015.

 

Ajude a divulgar esta informação. Compartilhe!!!

Escrever uma resposta ou comentário:

Publicidade1

Publicidade2

Realização

Parceiros

Go Top