Musculação: um jeito eficaz para reduzir a gordura corporal
Você acha que para emagrecer precisa praticar treinos aeróbicos exaustivos? Você está errado! A musculação pode ser eficaz também para a perda de gordura.
A perda de gordura não significa necessariamente perda de peso, principalmente quando se trata de preservar a massa muscular. Nesse caso, percebe-se uma redução nas medidas do corpo, as roupas, por exemplo, ficam mais folgadas sem alteração expressiva no ponteiro da balança. Então esqueça a ideia de que maior peso é sinônimo de mais gordura, pois nem sempre isso verdade.
Além disso, a presença de músculo, a famosa massa magra, é capaz de aumentar o metabolismo em até 25 vezes mais que a gordura. A presença de massa muscular faz aumentar o metabolismo basal, isto é, a energia necessária para o funcionamento do corpo em repouso. Isso mesmo! Cada pedacinho de músculo que você adquire é como uma miniusina de queimar calorias de forma contínua, inclusive em repouso. Assim sendo, treinos como a musculação promovem o aumento de massa muscular que deixa seu metabolismo basal a todo vapor.
Outro ponto importante é o gasto energético após o exercício. Mesmo não sendo uma atividade que prioriza o metabolismo de gordura como fonte de energia, após uma sessão de musculação o corpo gasta muitas calorias para se recuperar. Alguns profissionais da área afirmam que quem faz musculação tem um aumento de aproximadamente 10% na taxa de metabolismo e essa velocidade continua horas depois de terminar o exercício.
Além de ajudar no emagrecimento, a musculação ajuda no fortalecimento da musculatura e melhora a densidade óssea, o que de quebra previne a osteoporose. Para a musculação ser um método eficaz na redução de gordura alguns pontos precisam ser lembrados:
– Intensidade: não vale treinar sem vontade. Tente se superar a cada treino respeitando os seus limites;
– Converse com o seu educador físico para associar a musculação com um treino aeróbico e melhorar o seu condicionamento físico;
– Invista em uma alimentação adequada. Acompanhe nossos posts e fique por dentro!
COMPARTILHE essas dicas com que você conhece e inclua a musculação na sua rotina de treino!
Escrever uma resposta ou comentário: