Todos já sabem que o Brasil se encontra numa batalha contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite, além da dengue, o zika e o chikungunya. De acordo com a Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), alimentos que contêm salicilatos devem ser evitados em caso de suspeita de dengue.
Salicilatos são compostos químicos que aliviam a dor e também estão presentes em alguns remédios. Os alimentos que contêm salicilatos diminuem a biodisponibilidade da vitamina C, e a quantidade de folato, ferro, potássio e proteínas no sangue. Ao mesmo tempo, promovem aumento da liberação pela urina das vitaminas B1, B6 e K. Além disso, podem provocar alterações gástricas, hipotensão, alergia, distúrbio do equilíbrio ácido-básico e fenômenos hemorrágicos que poderão gerar anemia.
Veja abaixo quais alimentos contêm salicilatos:
Abricó, ameixa fresca, amêndoa, amora, batata, cereja, groselha, limão, maçã, melão, morango, nectarina, nozes, pepino, pêssego, pimenta, tangerina, tomate e uva.
O grupo de alimentos com ação antitrombótica também devem ser evitados por quem tem suspeita de dengue, como alho, cebola e gengibre.
Outro ponto importante quando falamos de alimentação e suspeita de dengue é a hidratação. Recomenda-se ingerir, aproximadamente, 60 a 80 ml de líquido por quilo de peso por dia. Por exemplo, uma pessoa de 70 kg, o volume de líquido consumido deve ser em torno de 4,2 a 5,6 litros por dia. O consumo deve ser oferecido ao longo do dia, em pequenos volumes, para evitar náuseas e vômitos.
Na fase crítica da doença, opte por uma dieta mais leve, de fácil digestão e absorção. É importante consumir hortaliças em geral e alimentos ricos em ferro (carne vermelha magra, por exemplo), frutas e sucos ricos em vitamina C. Lembre-se também dos alimentos ricos em proteínas, como ovos, leite e derivados, pois a imunidade neste período estará comprometida.
Importante: Consulte o médico para saber se você realmente está com dengue, e uma nutricionista para te orientar sobre o que comer neste período. Não faça automedicação e nem siga dietas que não sejam individualizadas.
Escrever uma resposta ou comentário: