Menos agrotóxico, por favor!

 

Saiba porque os agrotóxicos são vilões e uma forma de escapar com o auxílio dos orgânicos!

 

 Os agrotóxicos foram introduzidos há muitos anos na produção agrícola, com o intuito de acabar com as pragas, e proteger as plantações.  Neste sentido eles se comportam como ‘defensores agrícolas’. O problema está na quantidade utilizada e nos produtos, que muitas vezes ainda não têm aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). 

 

Um estudo feito em 2010 pela ANVISA, concluiu que 28% dos alimentos avaliados foram considerados insatisfatórios. E mais, dos alimentos analisados, o pimentão apresentou maior teor de agrotóxicos, chegando a 91,8% das amostras contaminadas. Outros alimentos com altos teores foram o morango, pepino, alface e cenoura.

 

Mas, é importante lembrar que a presença de agrotóxicos não ocorre apenas em alimentos “in natura”, mas também em muitos produtos alimentícios processados pela indústria, como biscoitos, salgadinhos, pães, cereais matinais, lasanhas, pizzas e outros que têm como ingredientes o trigo, o milho e a soja, por exemplo.

 

E atenção: os agrotóxicos têm a capacidade de penetrar no interior dos alimentos, isto é, mesmo realizando a higienização do produto, a substância não é removida, estando presente dentro da polpa dos vegetais e das frutas. Da mesma forma, independente da desinfecção do alimento com hipoclorito de sódio, o agrotóxico não é reduzido do produto, apenas o quadro microbiológico.

 

Com isso, o consumo de alimentos orgânicos vem aumentando cada dia mais, pois, estes produtos são cultivados com técnicas que respeitam o meio ambiente e visam à qualidade do alimento. Estes, não apresentam substâncias químicas, hormônios de crescimento e antibióticos, sendo 100% saudáveis para o consumo. Além disso, o sabor e a quantidade de nutrientes são ainda melhores.

 

Por isso, sempre que puder dê preferência aos alimentos orgânicos. Apesar de serem mais caros, estes produtos são puros e altamente saudáveis e nutritivos. Assim, seu corpo estará blindado contra os adubos químicos e consequentemente sua saúde mais segura.

 

Dica: nem sempre é fácil comprar produtos orgânicos, além do preço ser menos acessível. Por isso, que tal plantar um horta em casa: comece pelos temperos, tomates, cebolinha, etc. Já é uma maneira de reduzir o consumo de produtos cheios de agrotóxicos.

 

 Compartilhe esta informação e adicione o seu comentário!

Escrever uma resposta ou comentário:

Publicidade1

Publicidade2

Realização

Parceiros

Go Top