O consumo de gordura trans está relacionado com o aumento do LDL-c (colesterol ruim) no sangue e elevação do risco de doença cardiovascular. A restrição no consumo de alimentos ricos em gordura trans é considerada uma estratégia importante para o melhor controle da quantidade de colesterol no sangue e, consequentemente, para redução dos eventos cardíacos.
As gorduras trans estão presentes em diversos produtos industrializados com o objetivo de dar uma característica semissólida a sólida na consistência de óleos vegetais líquidos à temperatura ambiente. Os produtos mais frequentes são os biscoitos (incluindo de maizena e de polvilho), sorvetes cremosos e tortas. Podem ser encontrados também em diversos produtos de panificação, como pão francês, folhados, pão de batata e pão de queijo.
A recomendação para a população brasileira é restringir o consumo de gordura trans a 1% do valor energético diário, o que corresponde a aproximadamente 2 g/dia em uma dieta de 2 mil calorias, baseando-se em uma sugestão publicada pela Organização Mundial de Saúde de 1995.
O ideal é evitar o consumo de gorduras trans. Para tanto, é importante ler a lista de ingredientes. Pois mesmo que a tabela nutricional mostre que o produto contém 0% de gordura trans por porção, ele ainda pode conter este tipo de gordura, a qual consta na lista de ingredientes como óleo vegetal parcialmente hidrogenado.
Abaixo seguem algumas dicas para você evitar o consumo de gorduras trans:
- Leia o rótulo e lista de ingredientes. Verifique a quantidade de gordura trans por porção e se há óleos parcialmente hidrogenados na lista de ingredientes.
- Retome as receitas de família. No qual a comida é feita utilizando ingredientes naturais, pouco processados. Assim, você realmente vai saber o que está comendo.
- Evite biscoitos, sorvetes, tortas e outros produtos que tenham gorduras e que são industrializados.
O novo Guia Alimentar para a População Brasileira é enfático ao recomendar o consumo de alimentos in natura para a proteção contra as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como a obesidade, o diabetes e a hipertensão. Fique atenta aos produtos que você coloca no seu carrinho de supermercado!
Escrever uma resposta ou comentário: