Fuja do açúcar e do sal em excesso

Fuja do açúcar e do sal em excesso

 

O elevado consumo de açúcar aumenta o risco de desenvolver obesidade, diabetes e outras doenças crônicas. Já o excesso de sal contribui para o desenvolvimento de pressão alta e outras doenças cardiovasculares.

 

Tanto as grandes quantidades de açúcar quanto de sal podem mascarar um problema grave no futuro. O paladar fica ainda mais acostumado com esses ingredientes pelo fato de que temos o costume de acrescentá-los nas preparações quando já estão prontas. É aquela pitadinha de sal a mais no prato.

 

Quando falamos de alimentos industrializados, o problema fica mais sério ainda. A indústria lança mão de artifícios para chamar a atenção dos consumidores que buscam sabor entre outros fatores. Açúcar e sal acentuam o sabor dos alimentos e os tornam mais atrativos e saborosos. Mas ao mesmo tempo roubam o sabor original da comida.

 

Estudos recentes constataram que o consumo de sal do brasileiro está em torno de 12 g de sal diários, quantidade que ultrapassa o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 5g de sal (que equivale a 2000mg de sódio). 

 

Em relação ao açúcar, as recomendações da OMS foram reduzidas de 10% para 5% do total das calorias diárias. Vale lembrar que, além dos doces e das bebidas açucaradas (sucos industrializados, refrigerantes, chá industrializados, etc.), carboidratos refinados (macarrão, arroz, pães) também são convertidos em açúcar no organismo.

 

O que muitas pessoas não sabem é que refrigerantes e doces podem ter quantidades elevadas de sódio, principalmente as versões light e diet, por conterem adoçantes à base de ciclamato de sódio. Assim como, os salgadinhos podem extrapolar em açúcar, por exemplo.

 

Que tal diminuir o consumo desses ingredientes? Veja algumas dicas para não exagerar no açúcar e no sal na sua alimentação do dia a dia:

 

  • Prefira sucos de fruta diluídos em água, como acerola, abacaxi, laranja, que podem ser consumidos sem açúcar. Assim você também não exagera nas calorias
  • Substitua ou diminua a quantidade de açúcar nas receitas
  • Troque o açúcar branco pelo mascavo, demerara ou pelo mel
  • Preste atenção na quantidade de cafezinhos que você toma durante o dia. Se você adoça com açúcar, a quantidade consumida no final do dia pode ser grande
  • Não deixe açucareiro e/ou saleiro na mesa
  • Lembre-se: doce não é afeto! Não troque o carinho pelo açúcar
  • Preste atenção nos rótulos. Eles descrevem o que estamos comendo. Na lista de ingredientes está disposto em ordem decrescente de quantidade os ingredientes. Caso o açúcar ou o sal estejam entre os três primeiros da lista, significa que este alimento é rico em açúcar ou sódio e por isso deve ser evitado.

 

Gostou? Ajude a divulgar estas informações! COMPARTILHE!

Escrever uma resposta ou comentário:

Publicidade1

Publicidade2

Realização

Parceiros

Go Top