Fatores antinutricionais dos alimentos

Entenda melhor os fatores antinutricionais

 

Todo mundo já sabe, ou pelo menos ouviu falar, que os alimentos contêm vários nutrientes essenciais para a saúde. Entretanto, algumas substâncias interferem negativamente na absorção de vitaminas e minerais, por exemplo, chamadas de fatores antinutricionais. São chamados de fatores antinutricionais, que atrapalham o aproveitamento dos alimentos e reduzem seu valor nutricional. Esses compostos, geralmente, são encontrados em produtos de origem vegetal, mas podem estar presentes em alimentos de origem animal. Conheça alguns deles:

 

– Taninos: Encontrados em leguminosas, em alguns cereais como espinafre, café, chás dentre outros alimentos e bebidas, podem reduzir a absorção de nutrientes como o ferro e prejudicar a digestibilidade de proteínas. A quantidade de taninos nas espécies pode variar de acordo com o clima, local de cultivo e grau de maturação da planta. Porém, os efeitos diretos do tanino na saúde humana ainda são questionáveis devido à limitação de estudos nesta área. Processos como a germinação e moagem parecem ser eficazes na redução do teor de taninos em leguminosas e cereais, respectivamente.

 

– Nitritos e Nitratos: São encontrados naturalmente em alimentos de origem animal, vegetal e até mesmo na água, como consequência do uso de fertilizantes na agricultura. Os principais produtos com essas substâncias são: aves, carnes e peixes processados e defumados. Os vegetais também possuem certa quantidade, determinada de acordo com o volume de fertilizante utilizado na cultura desses vegetais. Os nitratos e nitritos são substâncias que podem produzir efeito tóxico no ser humano. A quantidade ingerida determina os efeitos nocivos ao organismo, bem como o grau de tolerância de cada um. O principal é a formação de nitrosaminas, um composto com características carcinogênicas. Além disso, níveis altos de nitrato podem alterar o transporte de oxigênio no sangue. Evitar o consumo de alimentos defumados e processados (embutidos, conservas etc.) é uma excelente forma de afastar os riscos provocados por essas substâncias.

 

– Fibras: O excesso de fibras pode reduzir a absorção de algumas vitaminas lipossolúveis, minerais e carotenoides. É importante manter o consumo dentro das recomendações para idade e evitar prejuízos nutricionais.

 

Como visto, algumas técnicas culinárias influenciam positivamente a redução desses fatores antinutricionais e melhoram a qualidade nutricional dos alimentos. Esses são alguns dos compostos antinutricionais existentes, acompanhe nossos próximos posts e saiba mais sobre como reduzi-los da sua alimentação.

 

Gostou? Então compartilhe com seus amigos. Todos juntos por uma alimentação mais saudável.

Escrever uma resposta ou comentário:

Publicidade1

Publicidade2

Realização

Parceiros

Go Top