Falha no controle dos agrotóxicos no Brasil
O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do planeta. Quando falamos em agrotóxico, queremos dizer na verdade, veneno. Pois seu uso contínuo e descontrolado pode causar prejuízos para a saúde. Muitos têm efeitos potencialmente cancerígenos e suspeita-se que tenham relação com mudanças na regulação hormonal. Os riscos à saúde vão de irritação na pele e nos olhos a dificuldade respiratória, malformação congênitas, alterações no sistema hormonal e imunológico e câncer. Parte dos agrotóxicos utilizados no Brasil já está proibida na China, Índia e países da União Europeia.
A responsabilidade pelos agrotóxicos é de três órgãos federais: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Ministério do Meio Ambiente. O problema é que cada órgão costuma dar resultados contrastantes. Veja abaixo quem faz o quê:
- A Anvisa é a responsável por analisar se a quantidade de agrotóxico presente no alimento é tóxico para o organismo humano.
- O MAPA é responsável por fiscalizar estabelecimentos comerciais que produzem, importam ou exportam agrotóxicos.
- O Ministério do Meio Ambiente fiscaliza se os agrotóxicos usados na agricultura estão destruindo o ambiente, como rios e matas nativas.
Aliada a esta falta de comunicação entre as instituições e a falta de controle do uso de agrotóxicos nos alimentos, a importação de agrotóxicos subiu cerca de 1000%, nos últimos 15 anos.
No ano passado, em São Paulo, a Anvisa detectou substâncias que oferecem riscos à saúde em alimentos como alface, uva, tomate, morango, cenoura, pepino e beterraba. Essas substâncias encontradas já passam por processos de análise que visam a sua eliminação.
O problema é que a avaliação do uso de agrotóxicos é feita em amostras muito pequenas dos alimentos que são comercializados. Logo, é quase certeza que a fruta, o legume e a verdura que chegam à sua mesa não tenham sidos avaliados e, portanto, estarão com uma variedade de agrotóxicos na sua composição, junto com as vitaminas, sais minerais e fibras.
O que fazer? Uma estratégia para minimizar os efeitos dos agrotóxicos é lavar bem os alimentos. Porém, fique sabendo que o vinagre ou o desinfetante específico para alimentos mantam os micro-organismos, mas não eliminam os agrotóxicos. Além disso, procure saber a procedência dos alimentos e, se possível, compre produtos orgânicos.
Essas informações são muito importantes, COMPARTILHE com seus amigos e familiares!
Escrever uma resposta ou comentário: