Entenda melhor para que servem os aminoácidos

Entenda melhor para que servem os aminoácidos

Aminoácidos são substâncias que formam as proteínas, eles podem ser produzidos pelo organismo ou obtidos por meio da alimentação. Hoje vamos falar sobre um grupo chamado de BCAA, composto por três aminoácidos: leucina, isoleucina e valina. Ele pode ser encontrado em forma de suplemento, muito utilizado por pessoas que praticam atividade física, embora nem sempre usado da maneira certa.

 

A principal finalidade do uso do BCAA é evitar a perda de massa de muscular. Esse efeito é chamado de anticatólico, aquele que impede a degradação dos músculos.  A leucina é o que mais ajuda na síntese proteica, estimulando a formação do músculo. A concentração de leucina varia de acordo com a marca do suplemento e quanto mais leucina, mais caro ele é.

 

Outra característica desse suplemento é evitar a fadiga. De maneira geral, doses generosas de BCAA antes do treino evitam que o triptofano seja levado até o sistema nervoso central e, consequentemente, não há estímulo para a produção de serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que desempenha várias funções no organismo, incluindo o sono. Então, a produção de serotonina antes do treino pode levar a uma fadiga precoce e sem ela a disposição para o treino diminui.

 

Exercícios exaustivos podem reduzir a defesa imunológica do organismo. Alguns autores relacionam isso à redução de glutamina no corpo após o treino com a piora no sistema imunológico. Nesse sentido, a suplementação com BCAA pode melhorar os níveis de glutamina no período de recuperação após o exercício. Esse seria outro bom motivo para consumir BCAA.

 

Em resumo, esse suplemento pode ser utilizado, principalmente, na hipertrofia muscular, na prevenção do catabolismo (quebra de músculo) e para retardar a fadiga.  Além do suplemento vale investir em alimentos fontes de BCAA. De modo geral, encontramos os aminoácidos de cadeia ramificada em carnes, peixes, ovos e produtos lácteos que também são fontes de proteínas. As fontes vegetais também contêm doses desses aminoácidos, como feijões, lentilha, nozes, castanhas, soja, amendoins, além de grãos integrais, mas esses alimentos fornecem menor quantidade quando comparados ao suplemento.

 

Agora que você já sabe os benefícios, consulte um nutricionista para saber exatamente a quantidade de BCAA necessária para você. De todo modo, vale à pena incluir os alimentos acima em sua dieta.

 

Caso tenha dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário abaixo! COMPARTILHE!

Escrever uma resposta ou comentário:

Publicidade1

Publicidade2

Realização

Parceiros

Go Top