Em termos fisiológicos, a fome é a sensação fisiológica que nos faz procurar e ingerir alimentos para satisfazer as necessidades diárias de energia e nutrientes. A diminuição da concentração no sangue de nutrientes como glicose, aminoácidos, gordura ou mesmo a diminuição da temperatura interna já é suficiente para fazer o indivíduo buscar alimentos.
Porém, surge uma dúvida: será que é preciso diminuir totalmente o estoque de energia e nutrientes do organismo para que uma pessoa sinta fome? A resposta é não. Na verdade, o organismo é capaz de detectar diminuições mínimas na concentração de energia e nutrientes e gerar sinais que vão desencadear a ingestão de alimentos.
Mas, será que só comemos quando temos fome? Não. A ingestão de alimentos também pode ser estimulada pela hora do dia, a visão e o cheiro dos alimentos, além de estímulos sociais. Todos nós temos experiência em que fatores emocionais afetam a ingestão de alimentos.
O processo inverso da fome, chamado de saciedade, também é causado por vários estímulos. Um deles é a distensão da parede gástrica, causada pelo armazenamento do alimento ingerido no estômago. O tempo de permanência do alimento no estômago depende, principalmente, da sua composição e não simplesmente da quantidade. Quanto mais gordura tiver o alimento, maior será o tempo necessário para o esvaziamento gástrico.
Quando o alimento passa do estômago para o intestino, outro sinal de saciedade é produzido pelo organismo. O intestino libera o hormônio leptina para o sangue em resposta à presença de proteínas e de gorduras no alimento que chega ao intestino.
Os mecanismos de fome e saciedade se aplicam ao controle da ingestão durante ou imediatamente após uma refeição. Mas, não é tão simples assim como parece, existem outros mecanismos que explicam o controle da ingestão por períodos mais longos e que estão diretamente envolvidos no controle do peso corpóreo. O que sabemos com toda certeza é que uma alimentação saudável e equilibrada em termos de nutrientes é a melhor opção para ter um peso adequado e auxiliar a ter qualidade de vida. Portanto, preste atenção no seu corpo, respeite sua fome e saciedade, estas sensações irão te ajudar a controlar o peso e melhorar sua saúde.
Comentários:
Um comentárioEscrever uma resposta ou comentário: