Complexo do Alemão recebe programa de prevenção da obesidade

Complexo do Alemão recebe programa de prevenção da obesidade

 

Jovens do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio, vão receber nesta quinta-feira (25) orientações de reeducação alimentar para evitar a obesidade e a desnutrição. O Programa Meu Prato Saudável, implantado pela primeira vez em São Paulo, em uma parceria entre o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e a LatinMed E, vai ser levado, durante todo o dia, aos alunos da Escola Estadual Tim Lopes.
 
Segundo a diretora executiva do programa, Elisabete Fernandes, serão atendidos 800 adolescentes de 15 a 18 anos. “Já sabemos que há um aumento de sobrepeso e obesidade nesta população, mas vamos medir, pesar e tirar a medida da cintura abdominal, que é um excelente indicador de problemas cardíacos.”
 
Durante as atividades, os alunos vão receber representações, em resina, dos alimentos e serão orientados a montar os pratos com alimentos que costumam comer. As nutricionistas que estarão no local vão informar o que está certo e errado na alimentação e se a quantidade está adequada.
 
No Alemão, serão dois dias de atividades. Na sexta-feira (26), haverá um encontro com adultos e crianças no Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção (Educap) e, no sábado (27), um mutirão na estação Palmeiras do Teleférico do Alemão.
Pela primeira vez, será feito o teste de bioimpedância nos participantes. O teste que custa R$ 120 em clínicas particulares, será aplicado, gratuitamente, nos moradores do Complexo. Ele mede o valor das massas magra e gorda e, de acordo com a médica, poucas pessoas têm condições de fazer o teste.
 
A Rocinha, na zona sul do Rio, será a próxima comunidade a receber o programa. A data ainda não foi definida, mas o esperado é que seja ainda no primeiro semestre deste ano.
 
A diretora executiva do programa alertou que, em São Paulo, a pesquisa feita com 3 mil adultos que participaram das atividades do Programa Meu Prato Saudável indicou que 54% estavam acima do peso. Já a pesquisa feita com 500 alunos do Programa Meu Pratinho Saudável apontou que entre quatro crianças uma tem obesidade. “
C/Agência Brasil

 

Fonte: http://www.agenciario.com/

Escrever uma resposta ou comentário:

Publicidade1

Publicidade2

Realização

Parceiros

Go Top