Como a alimentação ajuda a prevenir o colesterol

Escolher o que você vai colocar no prato em um restaurante com buffet pode ser uma tortura. Muitas opções de alimentos e preparações viram o simples ato de montar um prato saudável um desafio se você não conhece os benefícios de cada alimento.

Uma dieta saudável e equilibrada é importante para todos, especialmente para aqueles que têm colesterol elevado no sangue, principalmente associado à LDL (colesterol ruim). Veja como você pode melhorar sua alimentação para ter mais saúde e menor risco de ter colesterol alto e desenvolver doenças do coração:

Grupo de alimentos Melhores escolhas Melhor evitar
Pães, cereais, raízes e tubérculos

São importantes fontes de energia para as atividades do dia a dia.

Arroz, macarrão e pães integrais, aveia, farelos e cereais matinais sem açúcar. Croissants, waffles, batata frita, cereais matinais açucarados.
Frutas e hortaliças

São ricas em vitaminas, minerais e fibras. As hortaliças devem preencher metade do prato. E a fruta deve ser sua opção de sobremesa.

 

Todos os tipos de frutas e vegetais frescos. Frutas açucaradas e vegetais fritos.
Leguminosas e oleaginosas

As leguminosas devem ser consumidas diariamente. As oleaginosas são excelentes opções para os lanches intermediários.

 

Leguminosas: feijões, lentilhas, ervilha seca, grão-de-bico, soja.

Oleaginosas: amendoim, castanha do Brasil, castanha de caju, nozes, amêndoas.

Castanhas torradas em óleo com sal.
Carne, frango, peixes e ovos

Contêm proteínas de alto valor biológico, e são alimentos fontes de ferro.

Carnes magras: patinho, lagarto, músculo. Frango sem pele. Peixes: linguado, badejo, atum. Carnes gordas: salsicha, linguiça, carnes à milanesa e fritas.
Leite e derivados

São as principais fontes de cálcio na alimentação. Leite e derivados devem estar presentes na sua alimentação três vezes ao dia.

 

Leites e derivados desnatados, queijos como cottage, ricota e minas. Leites e derivados integrais, como, creme de leite, queijo parmesão, cream cheese, queijo brie e camembert.

 

Fazer essas simples mudanças pode ser uma estratégia para controlar o colesterol no sangue e melhorar sua saúde e qualidade de vida. Portanto, comece agora!

Escrever uma resposta ou comentário:

Publicidade1

Publicidade2

Realização

Parceiros

Go Top