Coma de forma saudável mesmo fora de casa
Falta de tempo, prazos a cumprir e muita correria no trabalho? Essa é a rotina da maioria das pessoas que trabalha fora e precisa se alimentar na rua. Diariamente, corremos contra o tempo e, muitas vezes, não pensamos nas consequências de uma má alimentação para a nossa saúde.
Se as tarefas profissionais são muitas e sobra pouco tempo para se alimentar, a pressa toma conta das principais refeições, o que atrapalha a digestão, já que o correto é alimentar-se com calma e em um ambiente tranquilo.
A pressa também afeta uma das fases mais importantes da digestão: a mastigação. Os alimentos começam a ser digeridos na boca, com a ajuda de substâncias presentes na saliva. Normalmente, quem se alimenta rápido engole pedaços grandes de comida, o que leva o organismo a trabalhar mais para conseguir digerir. Isso causa alterações no sangue, e dá a sensação de moleza e sono.
Independentemente da profissão, há necessidade de energia para o movimento corporal, raciocínio, fala, para o funcionamento dos órgãos 24 horas por dia, entre outras atividades. Isso tudo consome muita energia que precisa ser reposta, respeitando a quantidade e a qualidade determinada para cada pessoa.
O recomendado é realizar de 5 a 6 refeições por dia, independente se você come em casa ou fora do lar. Evite pular as refeições. Valorize os lanches intermediários e sempre faça escolhas saudáveis, tais como frutas frescas e secas, pães e cereais integrais, bolos simples, etc. Se ficar mais de 3 horas sem se alimentar, na próxima refeição estará com muita fome e certamente irá optar por alimentos prontos ricos em gordura, açúcar e sal, que não irão fazer bem para a sua saúde.
Use bem a sua hora do almoço, ela é necessária para você se alimentar, assim como para fazer uma pausa do trabalho. Procure fazer uma caminhada depois de comer, respirar fundo, conversar com seus amigos, etc. Evite comer correndo, falando muito ou mexendo no celular. Preste atenção aos alimentos e mastigue, no mínimo, 20 vezes cada garfada.
Entre o almoço e o fim do expediente, procure fazer pausas para se alimentar, de preferência em um lugar adequado e não em frente ao computador, por exemplo. Além de sujar o seu local de trabalho e às vezes até incomodar um colega, você pode nem sentir o gosto da comida direito e corre o risco de comer mais que o necessário.
Planeje seus lanchinhos durante o final de semana e leve em bolsinhas térmicas ou em recipientes próprios. Dica final: lembre-se de beber água, pelo menos 8 copos por dia!
Adote hábitos saudáveis em todos os momentos da sua vida! COMPARTILHE!!
Escrever uma resposta ou comentário: