5 dicas incríveis de lanches para as futuras mamães!
Toda grávida sabe, ou deveria saber, que é fundamental comer de três em três horas. Durante a gestação ocorrem várias mudanças no organismo, que podem provocar enjoos, dor de cabeça, azia, hipoglicemia, etc. Comer da maneira certa pode amenizar esses desconfortos.
O intestino da grávida tende a ser mais preguiçoso, tanto pelas mudanças hormonais, como pelo peso do feto sobre o intestino. Além de beber muita água, é fundamental consumir alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras, legumes e grãos integrais.
O organismo da gestante trabalha em dobro, principalmente no primeiro trimestre. Portanto, os níveis de açúcar podem cair rapidamente, principalmente se a alimentação está inadequada. É imprescindível comer de três em três horas ou até de duas em duas horas. Reduz a fome e até a azia.
Comer de forma fracionada ainda ajuda a evitar o desconforto estomacal, já que o bebê no último trimestre costuma pressionar o estômago, deixando pouco espaço para os alimentos. Apesar da necessidade de se alimentar bem, é preciso ficar atenta ao que você vai comer para prevenir o ganho de peso exagerado.
Veja algumas opções de lanches intermediários:
- Opção 01: 1 pote de iogurte desnatado (sem adoçantes) + 1 colher de linhaça + fruta picada de sua preferência
- Opção 02: 2 fatias de pão integral com grãos + 1 colher (sopa) de patê de sardinha com queijo* e ervas frescas + colher de cenoura ralada + 2 tomatinhos cereja cortados ao meio.
- Opção 03: Mix de castanhas- ideal para quem não tem tempo, pois pode ser feito com dias de antecedência e não precisa deixar refrigerado: 02 unidades de nozes lascadas, uma castanha-do-pará quebrada, 02 unidades de amêndoas, 02 ameixas secas picadas, 02 damascos picados, uma tâmara (sem caroço) picada, 1 colher (chá) de cranberry, 1 colher (chá )de semente de girassol ou abóbora. Pode substituir por outras de sua preferência.
- Opção 04: 4 torradas integrais + omelete recheado com 1 colher (sobremesa) de requeijão light + 1 copo de suco natural de frutas.
- Opção 05: Vitamina “crocante”: leite vegetal, castanha-do-pará, banana, chia, linhaça, aveia e mel **
* Para o patê de sardinha com queijo basta retirar toda a espinha do peixe, amassar com o garfo e acrescentar o queijo (ricota ou cottage) um pouco de azeite e ervas frescas, amassar mais um pouco e servir.
** Bata 160 ml de leite vegetal com 01 banana média, acrescente 1 colher (sopa) de aveia, outra de chia hidratada, coloque também 1 colher (sobremesa) de mel e outra de linhaça, 2 castanhas-do-pará quebradas e bata tudo no liquidificador.
Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário e compartilhe as informações!
Escrever uma resposta ou comentário: