Amamentação e alimentação: abaixo os tabus
Quem amamenta certamente já ouviu uma lista (muito longa) de recomendações sobre o que pode ou não comer. A observação clínica ao longo dos anos mostrou que realmente alguns alimentos parecem piorar a cólica dos bebês ou até mesmo a tendência a alergias alimentares, portanto as mães que amamentam devem evitá-los.
Conheça os principais alimentos e bebidas que podem prejudicar a amamentação e fique longe deles:
– Leite de vaca e derivados. Alguns estudos mostram que consumo de leite de vaca e derivados pelas mulheres que amamentam pode causar as cólicas no recém-nascido, mesmo quando as mães não apresentam nenhum sinal de alergia. Caso perceba que o mesmo acontece em sua casa troque o leite de vaca por leite vegetal. Experimente o de aveia ou de arroz.
– Álcool. O consumo de bebidas alcoólicas deve ser EVITADO, visto que pode mudar o odor do leite materno e a criança pode recusar o leite, além de haver uma redução na sucção, e principalmente causar alguns efeitos colaterais no bebê, tais como alteração no padrão alimentar, alteração nos hábitos de sono, agitação, perda de tônus muscular e distúrbios gastrointestinais.
– Café. A quantidade de cafeína presente nessas bebidas pode deixar o bebê sem sono e irritado. A Academia Americana de Pediatria sugere que o consumo não passe de três xícaras de café (150 ml) por dia. Se mesmo assim a vontade continuar, experimente o café descafeinado e outros tipos de chás sem cafeína. Que tal a camomila ou de maracujá no lugar do chá preto? Eles possuem efeito calmante e uma mamãe tranquila amamenta com mais facilidade. Já o refrigerante pode ser trocado pelo suco de fruta natural ou água de coco, que fornecem nutrientes e hidratam.
– Frutas cítricas. As bebidas cítricas são ácidas e podem irritar o sistema gastrointestinal do bebê, ainda imaturo. Os mais sensíveis podem apresentar até assaduras. As frutas cítricas que devem ser evitadas são as laranjas, limões e limas. Outras frutas como pera, maçã e banana podem ser consumidas sem causar desconforto ao bebê.
– Refrigerantes e chocolate. São alimentos ricos em açúcar refinado e também estão relacionados com casos de cólica no bebê, por isso não devem estar no cardápio durante a amamentação.
– Amendoim e castanhas em geral. As castanhas podem desencadear resposta alérgica nos bebês e nas crianças. Espere passar essa fase importante que é a amamentação para consumir esses alimentos. Vale à pena!
Lembre-se: NÃO EXISTE LEITE FRACO! O leite produzido pela mãe é suficiente para satisfazer as necessidades do recém-nascido. Invista na amamentação exclusiva até o sexto mês!
Essas dicas são super importantes para quem está amamentando! COMPARTILHE com quem você conhece!
Escrever uma resposta ou comentário: