Alivie os incômodos da gravidez com boa alimentação
Grávidas com uma alimentação adequada têm menos complicações durante a gestação e dão a luz a bebês mais saudáveis. O excesso ou ausência de nutrientes podem agravar alguns incômodos que aparecem na gravidez. Saiba como aliviar essas mudanças fisiológicas alimentando-se corretamente:
- Inchaço
Os edemas nos tornozelos, mãos e pernas são comuns durante a gravidez, principalmente nos últimos 3 meses. Para evitá-los, diminua o consumo de sal, embutidos e enlatados, além de beber bastante água.
- Azia
Evite ingerir líquido durante as refeições e comer muito pão, bolos, doces e alimentos com açúcar e gordura. Além disso, algumas bebidas podem piorar o incômodo, como os sucos ácidos, chá, café, refrigerantes e água com gás.
- Constipação
Coma frutas como ameixa, mamão e laranja, além de alimentos integrais, que são ricos em fibras.
- Flatulência
Evite o consumo de laticínios com alto teor de gordura, como queijos e leites, além de pães branco. Reduza o consumo de vegetais crucíferos como repolho, couve-flor e brócolis. Prefira as frutas com casca.
- Enjoo e excesso de salivação
Prefira o consumo de alimentos secos, como biscoitos salgados e torradas. Não tome líquidos durante as refeições e não fique por mais de duas horas de estômago vazio.
- Anemia
Não deixe de comer carnes, preferencialmente as vermelhas. Além disso, adicione ao cardápio verduras de folhas verdes escuras e cereais enriquecidos com ferro. Junto com esses alimentos, consuma outros ricos em vitamina C (laranja, acerola, limão e goiaba, por exemplo), pois eles ajudam a absorver o nutriente.
Além de uma boa alimentação, para garantir a saúde da mãe e do bebê, é necessária a realização de um pré-natal, que deve ser feito desde o início da gravidez. O acompanhamento de um profissional da saúde é fundamental, pois doenças podem ser diagnosticadas e tratadas ainda durante a gestação.
Ainda tem dúvidas sobre o tema? Deixe seu comentário abaixo e COMPARTILHE!!
Escrever uma resposta ou comentário: