O açaí é um fruto típico da região amazônica e também amplamente produzido e consumido no Pará, Maranhão, Amapá, Acre e Rondônia. Mas, aposto que você que mora em outras regiões também conhece e já experimentou esta fruta, não é mesmo?
Para quem não sabe, do açaí se aproveita tudo. Da polpa vem uma poderosa fonte de energia. Além disso, o caroço é aproveitado como adubo orgânico ou em artesanatos; o caule pode ser usado para a obtenção do palmito; e as folhas para cobrir as casas dos habitantes do interior das regiões produtoras.
A polpa do açaí apresenta elevado valor energético por conter alto teor de gorduras que ajudam na saúde cardiovascular, como os ácidos graxos essenciais w6 e w9. Além disso, é rico em carboidratos, fibras, vitaminas E e minerais (manganês, ferro, zinco, cobre e cromo).
Após a descoberta de nutrientes antioxidantes na sua polpa, o açaí foi considerado um alimento funcional pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Veja abaixo o que essa fruta pode fazer por você:
- Previne o envelhecimento precoce;
- Tem ação anti-inflamatória;
- Diminui o risco de doença cardiovascular, obesidade e câncer;
- Melhora o sistema imune;
- Retarda o declínio cognitivo relacionado à idade.
Para muita gente, o açaí é consumido como um lanche intermediário. Mas, na região norte o açaí é consumido puro como preparação salgada, junto com a comida, sem adição de xarope, frutas e granola. Ao invés de fazer cara feia, experimente e aproveite mais uma forma de aproveitar essa poderosa fruta.
Comentários:
Um comentárioGostei muito das informações me mantém sempre informado
Escrever uma resposta ou comentário: