A relação do cálcio com os músculos

Todos acham que o cálcio está associado apenas à saúde dos ossos e dos dentes. No entanto, esse mineral também atua no combate à obesidade, na coagulação sanguínea e ainda tem um papel especial na contração muscular.
Na prática esportiva, por exemplo, o objetivo é sempre manter ou aumentar a massa magra (músculos), e neste sentido, estudos mostram que o cálcio é benéfico para os atletas por exercer a função de preservar e manter a musculatura.
Outro exemplo da relação do cálcio com a massa muscular está associado à sarcopenia (perda de músculo) e a osteoporose. A principal causa dessas alterações é a baixa ingestão de cálcio! Além disso, a pouca concentração de estrógeno, principalmente entre mulheres pós-menopausa e/ou baixa ingestão dietética de cálcio associada ao alto consumo de proteínas e fibras pode ter impacto negativo na massa óssea.
Para manter os níveis adequados de cálcio no organismo e evitar problemas futuros, recomenda-se a ingestão diária de: 1300 mg de cálcio para crianças e adolescentes de 9 a 18 anos; 1000 mg para adultos de 19 a 50 anos; 1200 mg para indivíduos a partir de 50 anos.
Gestantes adolescentes apresentam necessidade de 1300 mg e as gestantes adultas de 1000 mg de cálcio por dia. As principais fontes alimentares deste mineral são leite e derivados em menor proporção e vegetais verdes escuros.
A suplementação do cálcio no esporte só é necessária quando não existe uma ingestão adequada deste mineral. Os suplementos são geralmente comercializados sob forma de carbonato de cálcio, gluconato de cálcio ou citrato de cálcio. Porém devem ser administrados depois da avaliação dietética realizada por um profissional de saúde especializado.

Comentários:

Um comentário

Escrever uma resposta ou comentário:

Publicidade1

Publicidade2

Realização

Parceiros

Go Top