A importância dos carboidratos na gravidez

A importância dos carboidratos na gravidez

 

Inúmeras matérias aparecem na mídia relacionando o consumo dos carboidratos ao diabetes, ganho de peso e outras doenças. Há até quem não recomende o consumo desse nutriente em determinados períodos do dia. Porém, nem tudo é culpa dos carboidratos e para entender como eles podem ajudar no crescimento do bebê e em outras funções do corpo leia esse texto, certamente você terá uma amiga, prima ou vizinha que irá se beneficiar com essas dicas, compartilhe!

 

Antes de falar sobre os carboidratos, é importante saber duas coisas. A primeira é que a ingestão de carboidratos é fundamental para o bem-estar do feto e da gestante, uma vez reduzem a sensação de indisposição, sintoma muito comum na gravidez. São os carboidratos que fornecem energia ao organismo.

 

E é justamente por este motivo que esse nutriente deve representar de 50 a 60% do valor calórico total durante a gestação. Portanto, não é uma boa ideia retirar os carboidratos da dieta. Além disso, pesquisadores afirmam que uma dieta pobre em carboidratos durante a gestação pode prejudicar a saúde da criança e induzir à obesidade.

 

A segunda coisa é que nem todos os carboidratos são iguais. Há um grupo que chamamos de “simples” e outro conhecido como “complexos”. Os carboidratos simples são aqueles absorvidos mais rapidamente pelo corpo e que na sua maioria fornecem muitas calorias e poucos nutrientes. Nesse grupo incluímos o pão, arroz “branco”, as massas e açúcar refinados, biscoitos, bolo e doces em geral. Esses são menos benéficos e devem ser evitados pela gestante. 

 

Já os carboidratos complexos são absorvidos mais lentamente e são cheios de minerais, vitaminas e fibras que juntos são importantíssimos para a saúde do bebê e da gestante, sendo assim é esse tipo de carboidrato que deve compor a dieta da futura mamãe.

 

Os alimentos que devem fazer parte da dieta são os legumes, frutas, pães integrais, cereais e massas integrais, arroz integral, batatas (cozidas ou assadas) e outros. Outro motivo para consumir esse tipo de carboidrato é a presença das fibras que melhoram o funcionamento do intestino, reduzem o risco de diabetes gestacional e ainda aumentam a saciedade, evitando que a grávida como por dois.

 

As gestantes que desenvolvem o diabetes gestacional ou estão muito acima do peso podem ser orientadas a reduzir a ingestão de carboidratos, porém se não for o seu caso, prefira sempre os complexos.

 

Agora que você já sabe que os carboidratos complexos são saudáveis, nada de tirar esses alimentos da dieta.

 

 

Mantenha uma alimentação equilibrada e curta sua gravidez de uma maneira mais saudável! COMPARTILHE essas informações!

 

Escrever uma resposta ou comentário:

Publicidade1

Publicidade2

Realização

Parceiros

Go Top