Câncer de próstata: deixe o preconceito de lado

Vocês já devem ter ouvido falar do movimento Novembro Azul. Embora inicialmente criado para lembrar o diabetes, atualmente também serve para falar da saúde dos homens e, em especial, sobre o câncer de próstata, o tipo de tumor mais comum no sexo masculino, que mata 1 homem a cada 24 minutos no Brasil. Este ano, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que irão surgir mais de 68 mil casos da doença, 7,8 novos casos a cada hora.
No dia 17 de novembro é lembrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Nem precisamos falar da importância dessa data. Estudo realizado este ano pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) aponta que cerca de 51% dos homens nunca consultaram um urologista.

A vergonha ou o preconceito com o exame de toque retal é responsável pelas vidas perdidas. Por isso, é fundamental procurar um urologista e realizar os exames preventivos. O câncer de próstata pode levar até 15 anos para chegar ao ponto de causar sintomas. Quanto antes for detectado, maiores são as chances de cura.
De acordo com a SBU, os principais fatores de risco são:

•Idade (maior incidência a partir dos 65 anos)
•Raça (afrodescendentes são mais propensos)
•História familiar
•Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos
•Sedentarismo
•Obesidade

Importante:
O exame da próstata consiste na dosagem sérica do PSA (sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico) no sangue, e no toque retal, se necessário. É indicado a realização destes exames com frequência anual a partir dos 50 anos de idade. Pessoas da raça negra e quem tem familiares de primeiro grau que tiveram a doença devem procurar um urologista para avaliar a necessidade de iniciar seus exames a partir dos 45 anos. A realização de exames nessa faixa etária está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença.

Dica:
Se você é homem e se enquadra na faixa etária de risco, procure um serviço de saúde para realizar avaliação. Ou se você é mulher, avise seu companheiro, pai, avôs, irmãos e amigos, alertem sobre o perigo desta doença.

Escrever uma resposta ou comentário:

Publicidade1

Publicidade2

Realização

Parceiros

Go Top