Macarrão é tão gostoso que até ganhou um dia para ser comemorado! Além disso, todos querem fazer parte da sua história. Uns dizem que foi uma invenção dos chineses levada para a Itália por Marco Polo; outros que civilizações antigas de assírios e babilônicos já comiam macarrão. Há ainda uma teoria que afirma que o macarrão se originou na Sicília, sul da Itália.
A versão mais aceita pelos historiadores faz referência aos árabes, que seriam os pais do macarrão, levando-o à Sicília no século IX, quando conquistaram a maior ilha italiana. Era uma massa seca para melhor conservação nas longas travessias pelo deserto. Nessa época, a Sicília tornou-se o centro mais importante do comércio e exportação do macarrão.
Independente das divergências sobre a origem do macarrão, uma coisa é certa, a partir do século XIII, os italianos foram os maiores incentivadores e consumidores do macarrão por todo o mundo. Tanto é que inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos.
Mas, uma coisa é consenso: além do formato e da qualidade da massa, os molhos que acompanham o prato merecem destaque. Eles personalizam o prato, constituindo um toque final das mais variadas receitas.
Do ponto de vista nutricional, o macarrão é um carboidrato e deve ocupar 25% do seu prato na hora da montagem, podendo substituir o arroz, a batata, a farofa, etc. Prefira sempre o macarrão integral, pois ele é um carboidrato complexo, ideal para manter os níveis glicêmicos equilibrados.
Outra dica importante é preparar seu próprio molho em vez de usar os industrializados, pois assim você estará cuidado melhor da sua saúde. Elabore os molhos com ingredientes da melhor qualidade possível. Utilize azeite de oliva extravirgem para temperar e obter um molho mais saudável e saboroso.
O melhor é preparar na hora. O molho feito no dia é sempre mais nutritivo. Mas, se sua rotina não permitir, congele o caseiro em vez de se render aos industrializados, que são ricos em sódio, gordura (nem sempre do tipo boa para o coração), conservantes, corantes e aromatizantes.
Veja nossa dica de hoje para comemorar o Dia do Macarrão:
Molho pesto de rúcula
Ingredientes:
½ xícara de chá de nozes picada (40g)
½ xícara de chá de castanha de caju (40g)
1 dente grande de alho espremido
½ xícara de chá de água (90ml)
½ xícara de chá de azeite de oliva extravirgem (90ml)
6 folhas de rúcula (20g)
1 pitada de noz moscada ralada
1 pitada de sal
Modo de preparo:
Bata no liquidificador as nozes, as castanhas e o alho com a água e o azeite, deixando-os granulados. Acrescente a rúcula, a noz moscada, a pimenta e o sal e aperte o botão “pulsar” aproximadamente por 10 vezes, processando ligeiramente os ingredientes. Pronto, é só escolher a massa e saborear o prato!
Escrever uma resposta ou comentário: