Conheça o primeiro salgante sem sódio do Brasil

Desde os tempos mais remotos, o sal está presente na história da humanidade. Antes da invenção da geladeira, era usado para conservar os alimentos, assim como tempero, entre outros usos. Porém, nos tempos modernos o sal se tornou um verdadeiro vilão da saúde, já que seu consumo excessivo pode levar à hipertensão arterial, que só no Brasil atinge metade da população idosa, 25% da população adulta e 5% das crianças, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão.

 

Mas, apesar dos malefícios, é difícil abrir mão de uma comida saborosa e bem temperada. Foi pensando nisso que a empresa Matrix Health lançou no ano passado o Bio Salgante, uma alternativa ao sal de cozinha convencional, pois no lugar do sódio o produto contém potássio e é produzido completamente sem cloreto de sódio.

 

Além de dar sabor aos alimentos, o Bio Salgante não aumenta a pressão arterial, não causa retenção de líquidos e nem aumento de peso. Entretanto, portadores de insuficiência renal, ou indivíduos sob tratamento com poupadores de potássio e os inibidores da enzima de conversão da angiotensina devem procurar um médico antes de consumir o produto.

 

O grande problema do sal comum é o sódio, que também está presente em praticamente todos os produtos industrializados, como biscoitos, temperos, congelados, etc. Na indústria, o sódio é usado para conservar todos os tipos alimentos. Por isso, mesmo em bebidas ou em doces, você vai encontrar a substância.

 

Estudos já comprovaram que o brasileiro consome o dobro da recomendação diária de sal, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) não deve ultrapassar cinco gramas diárias (5 g de sal = 2g sódio). Nesta quantidade estão incluídos não apenas o sal de cozinha, como também todo e qualquer alimento que contenha sódio, principalmente os produtos industrializados.

 

O sal é composto, principalmente, por sódio, que, em excesso, tem efeito cumulativo, principalmente em relação às mulheres. Duas pitadas a menos de sal, por dia, reduzem em até 13% o risco cardíaco, de acordo com uma recente pesquisa canadense. Outro estudo revelou que a ingestão de cinco gramas, por dia, de glutamato monossódico, presente em temperos prontos, aumenta em 30% a propensão ao ganho de peso em homens e mulheres.

 

Está mais que comprovado que reduzir o consumo de sal é fundamental para proteger a saúde cardiovascular e os rins. O Bio Salgante é uma boa opção, pois além de não conter sódio, traz os benefícios do potássio para o organismo. O mineral é responsável por diversas funções, a mais conhecida é a prevenção das câimbras musculares. Mas, há outras mais importantes.

 

O potássio ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, auxilia no controle da glicemia, melhora o funcionamento do sangue, regula a pressão sanguínea, diminui o estresse e a ansiedade, atua no processo metabólico de vários nutrientes e é benéfico para o coração. Além disso, bons níveis de potássio também ajudam na perda de peso devido a seu efeito de evitar os picos glicêmicos.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a redução do consumo de sódio para prevenir o risco de desenvolver a hipertensão arterial. De acordo com a entidade, o ideal é consumir no máximo 2g de sódio por dia e aumentar a ingestão de potássio para 3.510 mg/dia.

 

Genuinamente brasileiro

O Bio Salgante foi desenvolvido ao longo de cinco anos, no Brasil. A pesquisa foi comandada pelo professor da Universidade de São Paulo, Massayoishi Yoshida.

 

Onde encontrar

O Bio Salgante não deve ser submetido a temperaturas superiores a 180 graus, segundo recomendação do fabricante. O produto pode ser comprado em vários lugares no Brasil, em lojas como Mundo Verde, entre outras. Acesse o site e veja: Onde Encontrar

 

Receitas

Que tal algumas receitinhas sem sódio? Confira.

 

Antepasto de pimentões

Ingredientes:

  • 2 unidades grandes de pimentão vermelho (500 g)
  • 2 unidades médias de tomate italiano (200 g)
  • 1 colher de café de páprica doce (5 g)
  • 1 colher de café de páprica picante (5 g)
  • 1 colher de café de pimenta do reino (5 g)
  • 3 colheres de café de Bio Salgante (15 g)
  • 4 dentes de alho (30 g)
  • 1 unidade média cebola (80 g)
  • 3 folhas de louro ou 1 colher de chá de louro em pó (10 g)
  • 2 colheres de chá de manjericão (20 g)
  • 1 colher de café de tomilho (5 g)
  • 100 ml de azeite de oliva
  • 1 colher de café de cominho (5 g)

Modo de preparo:

  1. Limpe os pimentões retirando toda a semente e as partes brancas da parte de dentro. Se preferir retire a pele com o auxilio de um maçarico ou levando ao forno para que assem. Pique grosseiramente.
  2. Retire a pele e a semente dos tomates e pique grosseiramente.
  3. Pique o alho e a cebola grosseiramente.
  4. Doure o alho e a cebola em óleo bem quente (não use o azeite nesse momento).
  5. Adicione os pimentões e os tomates e deixe que cozinhem e dourem na panela. Adicione os temperos. Esse processo leva em torno de 1 hora. É interessante que o pimentão e os tomates dourem, isso adiciona sabor a receita.
  6. Após o cozimento, processe o cozido em liquidificador ou processador. Bata bem até que vire um purê homogêneo.
  7. Se estiver muito líquido, leve ao fogo novamente para que apure, reduza o caldo e engrosse.
  8. Retire do fogo e acrescente o Bio Salgante aos poucos, sempre provando.
  9. Deixe esfriar naturalmente, guarde em potes, cubra com azeite e refrigere por até 1 mês.
  10. Sirva com torradas, pão italiano ou como uma delicada sopa fria de entrada.

 

 

Homus (pasta de grão-de-bico)

Ingredientes:

  • 200 g de grão-de-bico
  • 5 colheres de sobremesa de tahine (80 g)
  • 2 colheres de chá de Bio Salgante (20 g)
  • 1 colher de café de pimenta-do-reino (5 g)
  • 1 colher de chá de pimenta síria (10 g)
  • 5 dentes de alho (40 g)
  • 40 ml de suco de limão
  • 200ml de azeite de oliva

Modo de preparo:

  1. Lave e escolha o grão-de-bico (independente de marca, pode vir com pedras e com muita poeira das máquinas de beneficiamento).
  2. Cozinhe o grão-de-bico na panela de pressão até que fique bem macio com um pouco de cada tempero, mas não tudo. (não coloque o Bio Salgante agora)
  3. Pique o alho bem fininho e doure em azeite e reserve.
  4. Se preferir retire a pele do grão-de-bico. Isso leva tempo e dá um pouco de trabalho, mas deixa o homus mais leve.
  5. Bata o grão-de-bico com azeite e um pouco do caldo de seu cozimento.
  6. Dissolva o tahine (pasta de gergelim) com o limão e o restante dos temperos (aqui já pode adicionar o Bio Salgante).
  7. Misture o tempero com a pasta de grão-de-bico. Regue sempre com azeite.
  8. Leve ao refrigerador com uma generosa camada de azeite cobrindo o homus. Sempre que consumir o produto e for guardar na geladeira, cubra com azeite.
  9. Sirva com torradas ou pão sírio.

Escrever uma resposta ou comentário:

Publicidade1

Publicidade2

Realização

Parceiros

Go Top