Mais da metade dos brasileiros tem excesso de peso

 

Se você ainda não pratica as recomendações do Meu Prato Saudável, aqui vai um ótimo motivo: o combate ao excesso de peso!

Acaba de ser divulgado o VIGITEL 2014 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que mostrou que 52,5% dos adultos têm excesso de peso e 17,9% obesidade.

 

Não são só as porcentagens que assustam, a velocidade do aumento desses índices mostra a gravidade da situação. Para se ter uma ideia, nove anos atrás o excesso de peso estava presente em 43% da população, o que representa um crescimento de 23% no período.

 

O excesso de peso entre os homens chega a 56,5% contra 49,1% nas mulheres. Em relação à idade, os jovens (18 a 24 anos) são os que apresentam as melhores taxas, 38% com peso acima do ideal, enquanto as pessoas de 45 a 64 anos ultrapassam 61%.

 

Outro destaque é para as complicações da obesidade, tais como colesterol alto, diabetes, pressão alta entre outros. Dos entrevistados 20% têm diagnóstico médico de colesterol alto. Este fato chama atenção para um maior risco de doenças cardiovasculares. E tem mais: muitas pessoas têm colesterol elevado e não sabem, já que não há sintomas, mesmo com as taxas muito elevadas.  

 

Mas, nem todos os dados do VIGITEL são ruins. Em relação às medidas de prevenção, houve um aumento de 18% dos brasileiros que praticam atividade física no lazer. Sobre o hábito alimentar, 36,5% disseram consumir frutas e hortaliças cinco ou mais dias da semana. Agora, se compararmos à recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que diz que devemos consumir 400g de frutas e hortaliças por dia, o índice do consumo daqueles que consomem cai para 24,1%.

 

 Um ponto importante do estudo foi a respeito da percepção do consumo de sal, que ainda é baixa entre a população brasileira. Muitas pessoas não sabem que o sal está escondido em vários alimentos industrializados, mesmo com sabor doce.

 

Portanto, é de extrema importância cuidarmos da nossa alimentação e aumentarmos a prática da atividade física. Só assim teremos condições de combater o excesso de peso e colocar o Brasil em destaque, não para o excesso de peso, mas sim para a qualidade de vida e alimentação saudável.

 

Gostou da informação? Comente e compartilhe!

Escrever uma resposta ou comentário:

Publicidade1

Publicidade2

Realização

Parceiros

Go Top