Pilates na gestação

Pilates na gestação ajuda no fortalecimento do abdômen

A prática de atividade física na gestação promove bem-estar e ajuda a manter a saúde. Basta escolher o exercício adequado e seguir as orientações do profissional para ver seu bebê crescer saudável e adquirir mais disposição para as brincadeiras no futuro.

 

O pilates é um método conhecido principalmente por ter como foco principal o fortalecimento da região conhecida como Core. O core fica localizado na região do tronco e integra alguns grupos musculares que trabalham para estabilizar a bacia, pélvis e abdome. Essa região é considerada o centro de gravidade do nosso corpo e é responsável pela manutenção da postura. Tanto o centro de gravidade quanto a postura são modificados durante o período de gestação. No caso das gestantes, o fortalecimento do abdômen aumenta as chances de um parto tranquilo.

 

A prática de exercício regular já é reconhecida como parte fundamental para um estilo de vida saudável, durante a gestação não é diferente. O American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) sugere a prática de atividade física durante a gestação desde a década de 1990.

 

Mas, é importante ficar atento as modificações que ocorrem no corpo durante essa fase e a partir daí escolher o exercício correto. Por exemplo, na gestação há um aumento na quantidade de elastina, o que deixa as articulações mais “frouxas”, por essa razão atividades como o pilates são indicadas justamente para não forçar as articulações da gestante.

 

O pilates trabalha o corpo de forma global, além de melhorar a força e o alongamento, sem esquecer a sincronia com a respiração. Os fisioterapeutas recomendam esse trabalho de reeducação postural principalmente para melhorar as tensões causadas pelas modificações corporais que acontecem durante a gestação. Nessa modalidade de exercício outra região que é trabalhada intensamente é o assoalho pélvico, importante para manter o útero na posição adequada.

 

Em um estudo feito por pesquisadores do Ceará foi avaliado o efeito dessa técnica na atividade muscular do assoalho pélvico durante a prática desta atividade no solo (Mat Pilates). O resultado mostrou que o Mat Pilates influencia no aumento da força muscular do assoalho pélvico, podendo ser usado como forma de prevenção para o aparecimento de disfunções desta musculatura.

 

Em 2014, a Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia ressaltou que existem pouquíssimos estudos avaliando algumas das práticas de exercício tal como o pilates, no entanto, levando-se em conta todos os cuidados recomendados para o período e uma prática supervisionada por profissional capacitado, muitos deles poderão ser bem adaptados para os interesses da gestante.

 

Cuidar da saúde da gestante é um investimento tanto para a saúde do bebê como para a saúde da mulher em longo prazo, pois algumas complicações ocorridas na gestação podem se transformar em doenças futuras, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade. Além disso, manter a prática regular de atividade física ajuda a controlar o peso e ao retorno desse no pós parto.

 

Essas informações são muito importantes, assim como a prática de uma atividade! Ajude a divulgar… COMPARTILHE!

Escrever uma resposta ou comentário:

Publicidade1

Publicidade2

Realização

Parceiros

Go Top