Comida que vicia

Comida que vicia

 

Sim, assim como cigarro e bebida alcoólica, a comida pode se tornar um vício e deixar você dependente. Claro que dificilmente você vai ficar viciado em alface ou brócolis. Por isso, o primeiro passo para evitar essa armadilha é conhecer quais são os alimentos que podem viciar.

O vício se instala em um local do cérebro chamado de sistema de recompensa. Uma vez ativado, a tendência é repetir a ação para sentir o prazer causado. Esse mecanismo pode ser ativado por qualquer substância, desde drogas como o crack até alimentos, como chocolate, açúcar e gordura.  

Um estudo publicado esse ano na revista “PlosOne” propôs que os alimentos altamente processados, como é o caso do hambúrguer, sorvete, biscoitos, refrigerantes, dentre outros, compartilham respostas neurais semelhantes as do álcool. Isso ocorre porque alguns alimentos ativam o “sistema de recompensa no cérebro” e levam ao vício de comer. Nesse caso, é considerado vício, pois as pessoas tendem a sentir muita dificuldade em resistir, apresentando compulsão alimentar ou dependência.

Muitos alimentos como sorvete, biscoito, refrigerante e pizza são fortemente processados ​​para aumentar a concentração de carboidratos refinados. Além disso, as fibras e a água são removidas, o que aumenta ainda mais a velocidade de absorção desses alimentos que proporcionam prazer imediato.

Outros exemplos são o queijo amarelo e o chocolate. O primeiro é rico em tiamina, que ajuda na formação da serotonina; já o chocolate contém teobromina (estimulante da serotonina). A serotonina é um neurotransmissor ligado à sensação de prazer e bem-estar.  

Segundo a autora do estudo, esses alimentos são elaborados especialmente para causar essa compulsão alimentar. De acordo com o estudo, os 10 alimentos mais viciantes são:

  1. Pizza
  2. Chocolate
  3. Os salgadinhos “chips”
  4. Biscoitos/ cookies
  5. Sorvete
  6. Batata frita
  7. Cheeseburguer
  8. Refrigerantes (não diet)
  9. Bolo
  10. Queijo

Vale também lembrar que os 10 menos viciantes foram justamente aqueles menos processados e que devem ser ingeridos com mais frequência.

  1. Pepino
  2. Cenoura
  3. Feijão
  4. Maçã
  5. Arroz integral
  6. Brócolis
  7. Banana
  8. Salmão
  9. Milho (sem manteiga e sem sal)
  10. Morangos

Todo comportamento dependente tem um aspecto psicológico, além do físico. O ideal é procurar ajuda terapêutica para lidar com a compulsão alimentar. É importante ainda adotar um estilo de vida saudável, o que inclui a alimentação e atividades físicas. 

 

REFERÊNCIA: http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0117959

 

Esta informação foi útil para você? Compartilhe com os seus amigos!

Comentários:

3 comentários

Escrever uma resposta ou comentário:

Publicidade1

Publicidade2

Realização

Parceiros

Go Top