Conheça melhor a soja e seus benefícios

Conheça melhor a soja e seus benefícios

 

A soja é um alimento do grupo das leguminosas e seu consumo é muito comum na cultura brasileira, principalmente por pessoas que não consomem alimentos de origem animal. Pode ser encontrada na forma de grão, farinha, proteína texturizada e bebidas.

Uma das substâncias presentes na soja são as isoflavonas, compostos fitoquímicos que podem ser encontrados em alimentos de origem vegetal, como os grãos e os alimentos à base de soja. As isoflavonas são consideradas fitoestrógenos, pois sua estrutura tem semelhança com os hormônios estrogênicos, que estão presentes principalmente nas mulheres.

Quais os efeitos dessa substância para a saúde?

  • Anticarcinogênico: Ainda não está totalmente elucidado o mecanismo de ação pelo qual as isoflavonas agem na prevenção do câncer, mas uma das hipóteses seria pela inibição de algumas enzimas que participam do processo de proliferação celular, ou crescimento celular, que é o que acontece com as células cancerígenas.

 

  • Diminuição da perda óssea: Além de ser uma ótima fonte de cálcio, as isoflavonas atuam estimulando a formação óssea. Também agem diminuindo a excreção de cálcio pela urina.

 

  • Prevenção de doenças cardiovasculares: Alguns estudos mostram que as isoflavonas estão associadas à redução do colesterol sanguíneo, pois possuem ação antioxidante.

 

  • Ação semelhante ao estrogênio: É sabido que as isoflavonas possuem ação muito similar ao estrogênio e por isso são chamadas de fitoestrógenos. Mas, é importante ressaltar que o efeito no organismo é fraco quando comparado ao hormônio em si. Além disso, elas podem se tornar antiestrogênicas, se houver quantidade suficiente de estrogênio no organismo o consumo da soja não provocará alterações nos níveis dos hormônios.

 

Fitatos

São componentes naturais dos vegetais, principalmente cereais, e servem para armazenar fósforo no interior da célula desses vegetais. São chamados de fatores antinutricionais, pois se “juntam” a minerais como cálcio e magnésio, formando complexos que diminuem a absorção desses nutrientes pelo organismo humano.

Porém, esses fatores são termolábeis, ou seja, são inativados pelo calor. Nesse caso não há problemas em consumir a soja, já que para prepará-la em casa, cozinhamos ou levamos ao forno e as encontradas para comprar, como proteína texturizada de soja e a farinha passam por processamento térmico. O mesmo se aplica às bebidas, que são processadas e passam por esterilização UHT (Ultra High Temperature), em que diminuem os níveis de fitatos do produto final e podem ser consumidos normalmente.

Conclui-se então, que a soja pode fazer parte de uma alimentação balanceada e trazer muitos benefícios á saúde, já que contribui para a prevenção de doenças e é uma fonte importante de proteína e cálcio.

Que tal incluir mais soja na sua alimentação? COMPARTILHE!!

Escrever uma resposta ou comentário:

Publicidade1

Publicidade2

Realização

Parceiros

Go Top