Você precisa de fibras + água
Comer frutas, verduras, legumes e grãos integrais é importante, não só para obter vitaminas e sais minerais, como também para aumentar a quantidade de fibras no organismo. As de origem vegetal não têm valor energético, porém cumprem funções biológicas vitais.
Existem dois tipos de fibras: as hidrossolúveis e as insolúveis.
As primeiras são a goma, a pectina, mucilagens e algumas hemiceluloses (frutas, legumes, cevada e farelo de aveia). Estas fibras não têm efeito no volume fecal ou no tempo do trânsito intestinal, mas contribuem para diminuir a absorção do colesterol, podendo ter efeito na redução do colesterol sérico. Além disso, estabilizam os níveis de glicose no sangue, pois atrasam o esvaziamento gástrico e reduzem o trânsito intestinal.
Já as fibras insolúveis como a celulose, a legnina e a quitina (farelo, cereais e hortaliças) são úteis na prevenção da prisão de ventre, pois aceleram o trânsito intestinal e aumentam o peso do bolo fecal. As fibras ajudam ainda a evitar a apendicite, a diverticulite, o câncer de intestino e auxiliam na absorção da glicose.
Porém, as fibras só produzem esses efeitos benéficos no organismo quando aliadas à ingestão adequada de água. Isso porque a água atua em diversas reações químicas do metabolismo. Nos processos de digestão, absorção e excreção, a água desempenha um papel fundamental. As fibras, sem água, viram uma massa endurecida, que irão alterar o trânsito intestinal, deixando seu funcionamento lento. A água é importante para amolecer esse bolo, favorecendo a saída.
As fibras também precisam da água para formar o gel que aumenta a saciedade e ajuda a controlar a absorção do colesterol. As maiores fontes de fibras são os cereais completos ou integrais, as leguminosas, as frutas, verduras e legumes.
Portanto, agora você já sabe: consuma verduras, legumes, frutas e cereais e beba pelo menos 2 litros de água por dia! COMPARTILHE!!!
Escrever uma resposta ou comentário: