Movimente-se para uma vida saudável
Se você se alimenta de forma equilibrada e não consegue perder peso, a explicação pode ser bem simples: você precisa se exercitar!
Quem precisa emagrecer deve praticar atividade física de forma regular. Isso vai ajudar tanto na perda de peso, quanto na melhoria da saúde cardiovascular e na sensação de bem-estar.
Quando realizamos qualquer tipo de exercício, nosso corpo é submetido a uma série de adaptações e ajustes, que dependem fundamentalmente da natureza, intensidade e duração do exercício. O entendimento de tais adaptações é muito importante para a conscientização dos benefícios e dos eventuais problemas que podem surgir.
O ponto de partida para esse raciocínio é o processo da contração muscular que origina o movimento. Quando os músculos se contraem, a energia vinda dos alimentos ou aquela armazenada no corpo é transformada em movimento. Para sustentar o exercício, é necessária uma contínua oferta de energia.
Para as pessoas estão acima do peso, essa energia para os exercícios vem dos estoques corporais que irão auxiliar na queima das gordurinhas extras. Nessa situação, a alimentação também deve estar de acordo com o objetivo de perda de peso. De nada adianta fazer exercício e depois comer além do necessário.
Qual o melhor exercício?
Você sabe a diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos? Os anaeróbios são aqueles com características de alta intensidade e curta duração, como por exemplo, a musculação. As adaptações ocorrem fundamentalmente nos próprios músculos e propiciam os chamados benefícios localizados.
Já os exercícios aeróbios são aqueles de baixa intensidade, moderados e de longa duração, como por exemplo: andar, pedalar, nadar, dançar etc. Nesse caso os benefícios são de natureza cardiorrespiratória e também a perda de peso.
É importante lembrar que antes de começar uma atividade física o ideal é procurar um médico e fazer um check up. Procure uma atividade que dê prazer para praticá-la com regularidade.
Dica: Comece a fazer caminhadas de 30 minutos todos os dias. Troque o elevador pelas escadas, vá à padaria a pé, estacione o carro mais longe da entrada. Pequenas mudanças fazem toda a diferença para você se tornar uma pessoa mais ativa.
AJUDE A TORNARMOS UM BRASIL MAIS SAUDÁVEL! COMPARTILHE!
Escrever uma resposta ou comentário: