Água é vida

Água é vida

 

A água é a principal fonte de hidratação do organismo, embora não seja a única. Ela não tem cor, sabor, nem odor e é a bebida mais consumida no mundo. E não poderia ser diferente. Nosso organismo não armazena água, portanto precisamos estar sempre repondo nossas perdas (suor, urina, fezes, respiração, dentre outras). A água ajuda a regular a temperatura corporal, a eliminar toxinas do organismo, a melhorar o funcionamento intestinal, a transportar nutrientes, além de melhorar a saúde da pele e do cabelo.

 

A sede é o sinal de alerta para a falta de líquidos no organismo, portanto não se deve esperar que ela apareça para beber água. O consumo de líquidos deve ser regular e em torno de dois litros, divididos ao longo do dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições. As quantidades diárias variam de pessoa a pessoa. Crianças e idosos devem ser estimulados a beber água, uma vez que têm mais facilidade para desidratar.

 

O corpo humano é, na sua maior parte, formado por água. A falta de água se manifesta rapidamente: uma variação de cerca de 1% no grau de hidratação já leva ao aparecimento dos sintomas da desidratação. O homem consegue sobreviver algumas semanas sem comida, mas apenas alguns dias sem água.

 

Os alimentos também contêm água em sua composição, em proporções variadas. O peso das frutas é de até 95% ou mais de água e da carne até 50% ou mais, enquanto que o açúcar e os óleos não contêm água. A quantidade de caloria dos alimentos é, em grande parte, uma função do seu conteúdo de água: quanto maior o percentual de água no alimento, menor é a sua caloria.

 

Portanto, alimentos cujo conteúdo de água é elevado, têm menor probabilidade de causar excesso de peso e obesidade. Além disso, o volume de água no sistema digestivo ajuda a provocar sensação de saciedade, diminuindo a necessidade de consumir mais alimentos. Suco de fruta fresca ou polpa congelada, sem a adição de açúcar, contam como uma porção de água. Incentive a substituição de bebidas açucaradas por água. Bebidas alcoólicas disfarçam a sede e podem levar à desidratação. Portanto, sempre dê preferência à água. Seu corpo agradece!

 

Dica: Nunca beba água direto de torneiras ou de bebedouros públicos sem higienização correta. Mesmo que tenha aparência límpida, pode provocar doenças infecciosas, se estiver contaminada.

 

Gostou das nossas informações? Então COMPARTILHE este post com que você conhece!

Escrever uma resposta ou comentário:

Publicidade1

Publicidade2

Realização

Parceiros

Go Top