7 erros comuns no uso de suplementos alimentares

Entenda tudo sobre eles!

 

Quando o assunto é suplementação alimentar, parece que não há erros, basta ler o rótulo. Ledo engano! O que mais ocorre, tanto em academias, quanto e lojas de suplementos, é a orientação equivocada. Aqui listamos alguns dos principais erros observados quando o assunto é suplementação nutricional. Fique atento e fuja deles!

 

  1. Whey antes de dormir para aumentar a massa muscular

 Se seu objetivo é aumentar a massa muscular, ingerir uma proteína antes do jejum noturno é uma boa estratégia, mas é preciso ficar atento ao tipo de proteína ingerida. Nesse caso, as de absorção mais lenta, como a albumina ou caseína, são as melhores alternativas.

 

  1. Tomar exclusivamente dextrose ou outro carboidrato de absorção rápida antes do treino

Teoricamente, essa estratégia parece eficaz, afinal você precisa de energia imediata, no entanto pode-se observar um efeito inverso: a hipoglicemia. Isso mesmo! Para evitar esse indesejado episódio vale à pena ingerir carboidratos complexos cerca de uma hora antes do treino para garantir que a liberação de energia seja gradual ou então vale consumir doses de carboidratos antes, durante e após o treino.

 

  1. Vitaminas de A-Z

Da mesma forma que a carência de nutrientes pode levar a problemas de saúde, o excesso também pode ser prejudicial. Mantenha uma alimentação equilibrada e consulte um nutricionista para saber se há necessidade de suplementação com polivitamínicos e minerais antes de sair tomando qualquer fórmula.

 

  1. Whey com leite para ter absorção rápida de aminoácidos

Caso o seu objetivo seja a absorção rápida dos aminoácidos presentes no whey, deve-se evitar o consumo com leite e priorizar a água ou um carboidrato de absorção rápida. A presença do leite retarda a absorção, eliminando assim o objetivo principal do whey que é fornecer aminoácidos para a rápida absorção.

 

  1. Ingerir repositores energéticos durante o treino para quem quer reduzir gordura corporal

Não há necessidade de tomar nenhuma dessas bebidas se seu objetivo é eliminar gordura. Pense: como o próprio nome diz “repositores energéticos” irão repor a energia que está sendo perdida durante o treino, e seu objetivo é o oposto! Sendo assim, para treinos leves ou moderados com menos de 1h30m de duração, nada de levar a garrafinha com repositor para a esteira ou bike, água mineral gelada irá ajudar na hidratação.

 

  1. “Fat- burn” ou queimadores de gordura

Muitos deles tiveram sua comercialização proibida aqui no Brasil por conter substâncias prejudiciais ao organismo não expressas no rótulo. Convenhamos, se fosse tão fácil perder gordura com essas substâncias a obesidade não seria mais problema de saúde pública. Fique ligado para não cair no conto do vigário e afetar a sua saúde.

 

  1. Preço é sinônimo de qualidade

Não é porque é mais caro que é melhor. Pesquise em sites confiáveis como da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) sobre a veracidade das informações contidas nos rótulos dos suplementos, nem sempre alto preço será garantia de um bom produto.

 

Sabendo da importância que alguns suplementos exercem na dieta de praticantes de atividades física, lembramos que é de extrema importância procurar um nutricionista para a prescrição e orientação adequada para evitar problemas de saúde.

 

Gostou da informação? Deixe seu comentário e compartilhe!!

Escrever uma resposta ou comentário:

Publicidade1

Publicidade2

Realização

Parceiros

Go Top