O Programa

prato_saudavel_ovoO programa “Meu Prato Saudável” é um modelo nutricional que serve como referência para uma alimentação saudável nas principais refeições do dia.

O objetivo é permitir a identificação dos ingredientes e quantidades adequadas, para manter uma nutrição correta e balanceada. O programa leva em consideração a realidade brasileira, com a indicação de alimentos com os quais as pessoas já estão habituadas no seu dia a dia.

Meu Prato Saudável” visa ainda contribuir para a redução dos níveis de obesidade, cada vez maiores no Brasil e no mundo. Consequentemente, uma alimentação balanceada e saudável também irá colaborar para prevenir outras   doenças como o diabetes, os problemas cardiovasculares e o câncer.

O BRASILEIRO ESTÁ ENGORDANDO

Apesar do crescimento econômico do Brasil e da melhora do poder aquisitivo da população, a alimentação de 90% dos brasileiros é rica em produtos calóricos e de baixo teor nutritivo. Essa foi a conclusão da Análise de Consumo Alimentar Pessoal no Brasil, da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O consumo de frutas, verduras e legumes está muito abaixo do padrão preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nem 10% da população consome os 400 gramas recomendados. Mais de 60% dos brasileiros consome quantidade de açúcar superior à recomendada pelo Ministério da Saúde (10% da ingestão total de calorias diárias) e pelo menos 82% da população ultrapassa o consumo ideal de gordura saturada, a que aumenta o colesterol ruim (7% da ingestão total de calorias diárias).

Comer fora de casa é outra mudança de hábito que aumentou muito e já representa 16% do total do consumo médio diário de calorias – entre 1.490 e 2.289 Kcal. O excesso de sódio é uma preocupação. Mais de 70% da população consome valores acima do recomendado. Isso porque o sódio está presente em diversos alimentos, como os embutidos, enlatados, refrigerantes, sucos e aqueles consumidos fora de casa.

Frente a esse cenário, a adoção de hábitos saudáveis é uma das principais ferramentas para frear as consequências da obesidade e da má alimentação.
Fazer escolhas saudáveis, manter-se fisicamente ativo e reduzir o peso representam a melhor forma de conscientização para promover a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar!

Publicidade

Publicidade

Realização

Parceiros

Go Top